top of page
Odontologia Santé

CUIDADOS APÓS UM TRAUMATISMO DENTÁRIO

Atualizado: 26 de mai. de 2020


dentista-no-santo-agostinho

O traumatismo dentário é um problema comum que atinge crianças em todo mundo causado por um impacto externo sobre o tecido dental, e pode resultar em dor e danos emocionais à criança devido ao comprometimento estético.


Crianças, adultos e idosos estão sujeitos a pancadas e tombos que podem gerar um trauma. Quando este atinge a região bucal, pode danificar os dentes e tecidos de sustentação da boca. A maior frequência de traumatismos dentários encontra-se na faixa etária de 15 a 25 anos, sendo os incisivos centrais superiores os dentes mais acometidos.


Como são situações decorrendo de acidentes, é importante receber um atendimento de urgência em casos de traumas dentais. Deve-se, portanto, incluir uma anamnese bem detalhada do caso, realização de exames físico e radiográfico e, idealmente, uma documentação fotográfica para que se possa instituir o tratamento correto e acompanhar o caso desde o início.


Entretanto, os pacientes que não seguem corretamente as orientações podem passar por alterações na cor, posição, sensibilidade e até perda do dente, por exemplo. Além disso, a baixa autoestima e dificuldades de convívio podem acontecer.


NO MOMENTO DO TRAUMA:

  1. Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista.

  2. Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor. Um escurecimento na coroa do dente pode indicar uma perda de vitalidade do dente, e um tratamento de canal se faz necessário.

  3. Em dentes de leite, nem sempre esta alteração significa perda de vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deverá ser consultado, para fazer o tratamento ou acompanhamento.

O reimplante do dente permanente é indicado, mas para que haja sucesso são necessárias algumas condutas:

  1. controlar o sangramento com gaze ou pano limpo;

  2. recolher o dente e pegá-lo pela coroa (parte de cima), não encostando na raiz;

  3. remover cuidadosamente resíduos com leite ou soro, sem esfregá-lo;

  4. colocá-lo de volta no seu lugar (no alvéolo) e procurar o dentista. Mas se não conseguir colocar o dente no lugar, também o mantenha no leite, soro ou saliva e vá rapidamente leve ao dentista.

Esse procedimento não pode ser feito com o dente de leite. Diante de qualquer situação de trauma, antes de tudo deve-se manter a calma, agir com rapidez e procurar imediatamente a Clínica Odontológica Santé que possui profissionais capacitados para lidar com as situações de traumatismos dentários.


4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page