top of page
Odontologia Santé

Perda óssea dentária

Atualizado: 26 de mai. de 2020


dentista-no-santo-agostinho

A falta de cuidados com a higienização bucal pode ocasionar a perda óssea dentária. Isso mesmo, apesar de escondido pelo tecido gengival, o osso alveolar — que protege a raiz dos dentes — pode ser afetado por bactérias. Dessa forma, prejudica a estética dentária.


A perda óssea dentária pode ocorrer independente da idade e varia conforme o caso. Dessa forma, será que devemos nos preocupar com a perda óssea em nossa boca?

Antes, devemos ter em mente que a perda óssea dentária é mais comum quando ficamos mais velhos. Porém, quando alguma doença está presente, esse processo pode ser mais rápido. O mais importante é saber que existem maneiras de atenuar sua evolução. Além disso, a perda óssea dentária pode ser considerada o avanço de uma doença periodontal e é responsável por infeccionar e inflamar a região que sustenta a gengiva e os dentes. Já em um estágio mais avançado, o problema pode causar ainda danos irreversíveis, inclusive a perda dos dentes.


COMO PERCEBER O PROBLEMA?


Por afetar fortemente a saúde de toda a região do periodonto — os tecidos que oferecem a sustentação dos dentes —, os sintomas do problema são visíveis tanto na aparência quanto nas sensações que uma pessoa que sofre com a perda sente.


Entre os mais evidentes, é possível mencionar:

  1. sensibilidade dos dentes;

  2. vermelhidão, irritação e sangramento da gengiva;

  3. inflamação na gengiva;

  4. mobilidade dentária;

  5. mal hálito;

  6. dor de dente;

  7. retração da gengiva


COMO TRATAR?


O tratamento pode variar de acordo com o grau do desgaste ósseo. Existem procedimentos que são básicos. Inicialmente, toda a região afetada deve passar por uma limpeza. Em seguida, inicia-se uma série de processos para recuperar o tecido ósseo que foi perdido.


O método mais conhecido é o enxerto. Todavia, existem outras técnicas também, como o uso de medicamentos relacionados com o tratamento da osteoporose e a regeneração óssea a laser.


Agora que você já sabe tudo sobre a perda óssea dentária fica mais fácil evitar que o problema aconteça com você e com a sua família. Para isso, mantenha a higiene bucal em dia, a clínica odontológica Santé conta com especialistas capazes de identificar e tratar o problema.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page