Gengiva sangrando é um sinal que algo está errado.
O sangramento é resultado de uma inflamação na gengiva. Ocorre porque a limpeza da boca está prejudicada. Quando as bactérias se acumulam na gengiva, a região fica avermelhada, maior e flácida. Quando você escova seus dentes e a gengiva sangra, significa que você está com gengivite ou uma periodontite.
A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival. É o tipo de doença que acomete mais de 75% da população e pode evoluir para a periodontite, que é mais grave e pode levar à perda dos dentes. Essa doença faz com que ocorra sangramento, mau hálito e outros desconfortos.
Sem os cuidados necessários, porém, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dos dentes.
A periodontite, que é a forma mais avançada da gengivite, atinge a região de suporte dos dentes. Dessa forma, a sustentação dos dentes é afetada e ocasiona a mobilidade podendo levar à perda óssea e consequentemente perda dos dentes.
O diagnóstico da gengivite, assim como o da periodontite, é clínico, considerando os sinais e sintomas da doença, as condições gerais de saúde do paciente e seu histórico familiar. Quanto mais precocemente for feito, melhores serão os resultados do tratamento. A prevenção é a nossa melhor arma contra essas doenças. Consultas periódicas com o Cirurgião-Dentista e o uso da escova e o fio dental garantem um sorriso saudável. Não deixe para depois, cuide do seu sorriso!
Agende sua avaliação na Clínica Odontológica Santé.
Comments